domingo, 1 de setembro de 2013

Poeta amambaiense lança livros em setembro


Residente em Dourados desde 2004, o sociólogo e poeta Rogério Fernandes Lemes lançará dois livros no mês de setembro. As obras são Amambai com Poesia e Cidade Crepúsculo. Nascido em Amambai no dia 13 de maio de 1976, o autor é filho de Valdir dos Santos Lemes e de Izaura Fernandes Lemes. É o primeiro dos cinco filhos do casal.
Rogério é casado com Kássia Regina Mariano, com quem tem dois filhos: Nathália e Israel, com 19 semanas de vida e seu nascimento previsto para o final de dezembro desde ano.

Voluntário desde 2006, Rogério atua no Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes (COMCEX/Dourados), onde é o atual Coordenador-Geral.

Seu primeiro livro, Amambai com Poesia, é uma releitura poética da formação do município, bem como da história do povo amambaiense. As influências ameríndias e paraguaias são fortes evidências retratadas na cultura da cidade, assim como a extração da erva-mate, um dos carros chefes da economia local.



O segundo livro é uma literatura de cordel chamado Cidade Crepúsculo, revisado pela poetisa e cordelista Ruth Hellmann, da Academia Douradense de Letras. Nesta obra, o poeta canta os parabéns pelo aniversário do município, no dia 28 de setembro de 1948. São 30 sextilhas escritas com a caneta da saudade enaltecendo as belezas locais: o povo amambaiense e as memórias da Cidade Crepúsculo.

Inspirado por obras de poetas e escritores de Amambai, o poeta encontrou, na literatura, uma forma agradável de contribuir e fortalecer a cultura regional colocando, no cenário nacional, as belezas e riquezas de sua cidade natal.

O lançamento oficial de “Amambai com Poesia” e do cordel “Cidade Crepúsculo” será no dia 20 de setembro de 2013, às 19 horas na Câmara Municipal de Amambai.

“Todos estão convidados. Os dois livros custam quinze reais; um valor simbólico justamente para facilitar a divulgação da história e da memória da cultura regional. Um abraço poético a todos”.

Os interessados em adquirir as obras podem solicitar pelo e-mail rogeriociso@gmail.com ou pelo telefone 67 9939-4746.

Divulgação (Revista Marindress)

Nenhum comentário: