sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dourados se destaca em avaliação da Segurança Pública

As ações da segurança pública desenvolvidas em Mato Grosso do Sul durante o ano de 2012 apresentaram importantes avanços, sobretudo, com a consolidação do Plano MS Forte Segurança, informou o secretário Wantuir Jacini (Justiça e Segurança Pública), nesta manhã (19), durante reunião de avaliação de desempenho, realizada na Academia da Polícia Civil (Acadepol) em Campo Grande.

No encontro, que reuniu dirigentes das forças de segurança estaduais, o secretário destacou a atuação dos policiais de Dourados, enfatizando ser aquele o município a atingir plenamente a meta, reduzindo todos os índices dos crimes contra a vida e contra o patrimônio monitorados pela Sejusp. Conforme Jacini, o Plano foi implantado em fevereiro de 2011, e estabelece metas de diminuição nos crimes de 6% a 8% em todo Estado. “Adotamos uma nova doutrina de trabalho, baseada na inteligência artificial, análise criminal, e no ano passado conseguimos implementar o georreferenciamento on-line para todos os municípios do Estado”, comentou.

De acordo com o levantamento, em Dourados, de janeiro a dezembro de 2012, comparado com o mesmo período de 2011 os homicídios dolosos caíram 16,9%. Em 2012 foram registradas 54 ocorrências, com 65 em 2011. Já os homicídios culposos de trânsito apresentaram redução de 8%, totalizando 46 registros no ano passado, contra 50 em 2011.

Os crimes contra o patrimônio também reduziram sensivelmente, apresentando queda de 42,2% nos roubos de veículos. Em 2011 foram registradas 40 ocorrências desse tipo de crime, contra 23 em 2012. Os roubos em geral caíram 15,6%. Em 2011 foram registradas 610 ocorrências, contra 515 no ano passado. Os furtos a residência também rediziram, apresentando diminuição de 11,2 %, passando de 857 ocorrências em 2011 para 761 em 2012. De acordo com o levantamento, também houve diminuição que nos roubos de veículo e nos furtos em geral, que apresentaram redução de 4,2% e 2,4% respectivamente.

Ao parabenizar as equipes das Polícias Civil e Militar da segunda maior cidade do Estado, Wantuir Jacini afirmou estar satisfeito com os resultados. “Estes números são fruto de muito trabalho e é um indicativo de que estamos no caminho certo, que só o aperfeiçoamento da atividade policial nos levará a redução da criminalidade”, ressaltou.

Para o delegado Regional, Antônio Carlos Videira, este trabalho se deve à grande atuação da “Polícia de Dourados”, não só à PM ou a PC, mas a todos os policiais que atuaram em conjunto a fim de atingir o objetivo. “Trabalhamos duro, com escalas apertadas, principalmente no final do ano, e conseguimos prender quadrilhas que atuavam em nossa região”, disse.

O tenente coronel da Polícia Militar e comandante do 3° Batalhão, Ary Carlos Barbosa, também atribui os bons resultados ao trabalho coeso e de equipe. “Nossos policiais trabalharam com afinco, participando deste o planejamento à execução do policiamento. Agora nosso desafio é manter estes índices”, concluiu.


Fonte: Dourados Agora

Nenhum comentário: