domingo, 17 de fevereiro de 2013

Reajustes do mínimo devem ser revistos



Reajuste do salário mínimo acima da inflação tem impacto nos preços. Para analistas, isso deve fazer o Governo reveja a metodologia de cálculo.

O aumento do salário mínimo, com ganhos acima da inflação, foi uma das principais plataformas do Governo Lula. Na gestão Dilma, os ganhos do salário mínimo deverão permanecer, mas analistas acreditam que, agora, não mais acima da inflação, mas igualando-se a ela.

O economista Cláudio Gonçalves, professor da Trevisan Escola de Negócios e diretor da Planning e da Plurimax Assept Management, afirma que hoje se percebe que os reajustes do salário acima da inflação não foram um dos causadores da inflação. “O Governo está tentando mudar a estratégia do governo anterior de reajuste acima da inflação, o que estava levando o Brasil a ter perda de competitividade. O que a Dilma deve fazer é mudar a metodologia de cálculo do reajuste e evitar a inflação”.

Para Gonçalves, a inflação está sofrendo pressão neste início de ano por duas vertentes: alimentos e serviços não-transacionais (que não podem ser comprados fora do País, como serviço de pedreiro, encanador, cabeleireiro etc). “Esses serviços têm impulsionado a inflação nos últimos dois meses”. Com a inflação crescente, os analistas acreditam que possa haver uma mudança na politica econômica. “O Banco Central já sinaliza isso, o que pode resultar num aumento da taxa Selic ao longo deste semestre, dependendo do comportamento da inflação”. Gonçalves, no entanto, afirma que os economistas estão trabalhando um cenário menos pessimista para este primeiro semestre. A previsão, segundo ele, é que a taxa permaneça em 7,25% e caia para 7% no segundo semestre.

Para conter a inflação, ele diz que o Governo reduziu a tarifa de energia, que tem grande impacto na economia, e passou a intervir no câmbio. “Só perceberemos o efeito dessas medidas quando nos distanciarmos mais, acredito que entre março e abril. Só aí teremos uma ideia de como a inflação vai se comportar”.


Produtividade

Carlos Matos, diretor corporativo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), diz que é importante o Governo manter a política de crescimento do salário mínimo, mas destaca que mais importante é que ele faça uma ação articulada para que a produtividade cresça junto. “O mínimo só é sustentável se vier acompanhado de mais produtividade. Caso contrário, ele será corroído pela inflação. Já vimos isso no passado”. (Rebecca Fontes)



Saiba mais
Inadimplência começa 2013 em queda


O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor abriu o ano com queda de 1,5% em janeiro de 2013, na comparação com o mês imediatamente anterior, representando o terceiro recuo mensal consecutivo. Na relação anual – janeiro deste ano contra o mesmo mês do ano passado –, a inadimplência do consumidor registrou crescimento de 12,9%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, os principais motivos para a queda de 1,5% do indicador em janeiro são o aumento das renegociações de dívidas, os juros reduzidos, o desemprego baixo, além do menor ritmo de crescimento do endividamento no ano passado.

Como a inadimplência do consumidor está seguindo uma trajetória decrescente, este é um bom momento para o consumidor colocar sua vida financeira em ordem, ressaltam os economistas.

As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços) e a inadimplência com os bancos foram as responsáveis pela queda do indicador com variação negativa de 0,5% e 3,3%, contribuindo negativamente com 0,2% e 1,5%, respectivamente. Os títulos protestados apresentaram variação positiva de 14,8% (contribuição de 0,2 p.p.) e colaboraram para que o índice não caísse ainda mais em janeiro deste ano.

Fonte: O Povo OnLine


Nenhum comentário: