quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Enafron é tema de primeira reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública


Nesta quinta (21) e sexta-feira (22) em Brasília (DF), acontecem a primeira reunião do ano do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp).
De acordo com o secretário Wantuir Jacini, presidente do colegiado, um dos temas centrais do encontro será a implementações de ações no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). A reunião teve a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

A abertura dos trabalhos aconteceu ontem (21) às 9 horas, com as considerações do secretário de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, e do secretário do Distrito Federal, Sandro Torres Avelar. Na sequência foram apresentados os relatórios das Câmaras Temáticas de Metodologia e Aferição da Segurança Pública; Roubos e Furtos à Agências Bancárias e de Violência e Trânsito.

Hoje (22), segundo dia do encontro (22), terá início às 9 horas e será dedicado à Enafron, com reunião junto aos interlocutores dos 11 Estados cujos territórios estão na faixa de divisa entre o Brasil e outros dez países da América do Sul. O superintendente de Segurança Pública da Sejusp e coronel da Polícia Militar, Geraldo Garcia Orti, é o interlocutor do Estado e falará sobre as ações aqui desenvolvidas. Outro tema discutido será a radiocomunicação, com apresentação de nota técnica aos secretários de segurança sobre o tema.

O Plano Estratégico de Fronteiras foi instituído em 2011, por meio de parceria entre os Ministérios da Justiça, da Defesa e da Fazenda. A Enafron gerencia as ações do Plano no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e acompanha a execução de convênios de segurança financiados com verbas federais, fortalecendo ações ostensivas das polícias militares, de investigação das polícias civis e de perícia. Além de aumentar o aporte de recursos para reaparelhamento das unidades, a Senasp tem articulado atores governamentais das três esferas de governo no sentido de incentivar a implementação de políticas públicas de segurança e uniformizar as ações.

Conforme informações da Senasp, equipe da Enafron já fiscalizou 60 municípios de todos os Estados de fronteira e promoveu 16 encontros técnicos nessas regiões. Foi criado ainda um Grupo de Trabalho para propor o uso de sistema integrado de radio-comunicação digital, celebrado acordo de cooperação com o Poder Judiciário e iniciada uma pesquisa sobre Segurança Pública nos 588 municípios da faixa de fronteira. Dentre os principais desafios da Enafron para 2013 estão a implementação de planos estaduais por lei ou decreto, a indução de maior envolvimento dos municípios e o funcionamento efetivo dos 74 Gabinetes de Gestão Integrada já instalados.



Fonte: Portal Pantanal News

Nenhum comentário: