domingo, 10 de março de 2013

Segundo Sejusp 90% das ocorrências são de extravio de documentos


No total foram registrados 2.885 boletins

A Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), divulgou no dia 6 o balanço do mês de fevereiro da Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul (Devir). Os dados apontam que o número de pessoas que procuram os serviços da delegacia se manteve na média. O extravio de documentos continua sendo o campeão entre os boletins de ocorrências online. No total foram registrados 2.885 boletins; deste total 2.760 foram de extravio de documentos. Os números mostram também que foram 121 furtos simples e quatro pessoas desaparecidas. 

O supervisor da Delegacia Virtual, investigador Adilson Costa, dá algumas dicas de como evitar pequenos furtos ou até mesmo perder documentos. “Coloque a bolsa na frente do corpo e segure sempre com as duas mãos. Guarde os documentos no segundo compartimento da bolsa. Não deixe o celular sobre bancos e veículos. E o mais importante, atenção”, orienta o supervisor.

Além do registro de ocorrências, outro serviço de extrema importância são as denúncias feitas por meio do site - 95% das denúncias registradas são encaminhadas para investigação e este trabalho conjunto com a população está trazendo saldos positivos. “É importante que a sociedade denuncie desde atos de perturbação à tranqüilidade, a crimes mais graves. O denunciante não precisa se identificar, só precisa estar munido da maior quantidade de informações”, explica Adilson Costa.

A função do serviço é ser uma ferramenta da população de acesso à Polícia Civil. Com o objetivo de dinamizar e evitar as filas na hora de registrar as ocorrências, em média a pessoa gasta cerca de 20 minutos para registrar o boletim. Entretanto é importante ressaltar que a delegacia virtual não substitui as delegacias físicas. “A delegacia virtual não veio pra substituir as delegacias físicas do Estado e sim para contribuir e agilizar os atendimentos” comenta Adilson.

Atendimento

A delegacia abrange todo Estado e o atendimento é 24 horas todos os dias da semana. Quem tiver alguma dificuldade ao fazer o boletim pode entrar em contato pelo telefone 3318-7980 ou 3318-7981. Existem dois plantonistas à disposição da população para orientar sobre as dúvidas. “O objetivo é proporcionar uma ferramenta de comodidade e serenidade no atendimento à sociedade, atendendo todas as classes. Entretanto, não substitui as delegacias físicas. A ocorrência pode ser registrada em qualquer uma das 126 delegacias do Estado”, conclui o investigador.

Os boletins de ocorrências podem ser feitos pelo site da Polícia Civil. Podem ser registrados na Delegacia Virtual ocorrências de furtos simples, de objetos de pequeno valor, extravio de documentos e desaparecimento de pessoas. 

Fonte: MS Record (com informações Notícias MS)





Nenhum comentário: